Brigadeiro é um doce, tipicamente, brasileiro e de simples preparo. Basta uma lata de leite condensado, chocolate, manteiga e alguns minutos ao fogo. E por ser tão querido aos nossos paladares o mercado da gastronomia investiu nas receitas, transformando este docinho em gourmet. As empresas investem na matéria prima, ou seja, produtos de primeira linha: chocolates diferentes (belga ou francês), manteiga e leite condensado de marcas de qualidade. Outro diferencial é na apresentação do produto, comercializados em caixas decoradas, potes, bisnagas, panelinhas e em outros formatos, dependendo da criatividade.
Os sabores são os mais diversos. Além do tradicional, o público pode encontrar o brigadeiro nas versões de creme brûlée, amarula, doce de leite, paçoca, limão siciliano, nutella, ovomaltine, caipirinha, chocolate amargo, pistache, amêndoas com mel. Mais uma vez, entra a capacidade criativa de cada brigadeiria.
Esta nova tendência começou na cidade de São Paulo, com a loja Maria Brigadeiro, e, logo, conquistou o mercado. Em Brasília, três empresas trabalham com este conceito de brigadeiros gourmets: Puro Brigadeiria, Maria Joaquina e Ateliê Brigadeiro Gourmet. A bacharel em Relações Internacionais, Mariana Souza, foi uma das primeiras clientes fixas da Puro Brigadeiria, que hoje conta com quatro lojas espalhadas pela cidade. No Setor Sudoeste (onde é a central de produção da marca) e nos shoppings Brasília, Iguatemi e Taguatinga. “Meu preferido é o de creme brûlée. Como a receita é complicada prefiro comprar do que fazer em casa. O único problema é o preço”. Apesar dos valores, a jornalista Thaís Antonio diz que vale a pena, pois é uma boa opção para presentear os amigos. “Acho que é algo diferente, e que todo mundo gosta”.
Segundo a pâtisserie Carol Lwdwig, sócia da Puro Brigadeiria, o retorno do investimento aconteceu antes do planejado. A previsão era de quatro anos, todavia, em apenas um ano a lucratividade da empresa superou as expectativas.
Segundo a pâtisserie Carol Lwdwig, sócia da Puro Brigadeiria, o retorno do investimento aconteceu antes do planejado. A previsão era de quatro anos, todavia, em apenas um ano a lucratividade da empresa superou as expectativas.
Quanto custa?
Uma lata de leite condensado sai, em média R$ 2,50, e rende 50 brigadeiros. Calculando as colheres do chocolate e da manteiga, o preço final é de R$ 0,38 a unidade. Já nas lojas especializadas, o cliente paga, aproximadamente, R$ 3,50 em cada um, independente do sabor escolhido. No caso das confeitarias, como a Casa dos Biscoitos Mineiros, o cento do tradicional é vendido a R$ 30. E para quem pensa que o brigadeiro é só para festinha de criança, está enganado. Agora, ele também é comum nas mesas de casamento, ao lado do tradicional bem casado.
O casal de irmãos Fábio e Carol Lwdwig, proprietários da Puro Brigaderia, contam como nasceu a empresa e comentam a febre das brigadeirias.
Ouça a entrevista
Aprenda como fazer um brigadeiro caseiro
Assista o vídeo, aqui!
O casal de irmãos Fábio e Carol Lwdwig, proprietários da Puro Brigaderia, contam como nasceu a empresa e comentam a febre das brigadeirias.
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